Receita Peru ao Perfume de Tangerina e Sálvia

Receita Peru ao Perfume de Tangerina e Sálvia
Que tal este peru para o Natal? Ele é perfumado com tangerina e fica MARA... Receita da Diva Rita Lobo (www.panelinha.ig.com.br)

Para a salmoura: Este método é ideal para temperar aves. A carne fica saborosa e suculenta.

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes

1 peru de 5 quilos

7 litros de água

1 xícara (chá) de sal

½ xícara (chá) de açúcar

2 cebolas cortadas em 4 partes

6 dentes de alho

1 ramo de sálvia

5 folhas de louro

3 cravos-da-índia

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos

caldo de 1 tangerina (ou laranja)

receita peru perfume tangerina salvia

Modo de preparo: Coloque numa panela 1 litro de água, o sal, o açúcar, a cebola, o alho descascado e amassado, a sálvia, as folhas de louro, os cravos e a pimenta. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, desligue. Retire e reserve em geladeira os miúdos do peru. Em água corrente, lave bem a ave por dentro e por fora. Numa bacia grande ou balde, coloque o peru com o peito para baixo e junte 6 litros de água gelada, o caldo de tangerina e a salmoura preparada com todos os temperos (cebola, louro etc). Cubra com filme e deixe descansar por 40 minutos, fora da geladeira (não pode passar desse tempo). Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) — leva cerca de 15 minutos para aquecer e atingir essa temperatura. Retire o peru da salmoura e transfira para um escorredor de macarrão.

Para assar o peru

Tempo de preparo: 3h40

O grande truque desta preparação é proteger o peito do peru com um pano umedecido com vinho e manteiga, que é pincelado com essa mistura de meia em meia hora no forno. Assim, conseguimos deixar uma parte que costuma ficar ressecada bem saborosa e suculenta.

Ingredientes

100 g de manteiga

½ xícara (chá) de vinho branco

1 tangerina (ou laranja)ramos de sálvia para decorar

Modo de preparo: Você vai precisar de um pano de prato velho e limpo, que depois será descartado. Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira para a assadeira. (Se o pano for grande, corte-o na metade.) Coloque o pano na panela com vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque as metades na cavidade, deixando uma para tampá-la. Leve a assadeira ao forno por 30 minutos. Retire do forno, reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas. A cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga. Atenção: se você for fazer o molho com o caldo caseiro, depois da primeira meia hora vai precisar colocar os legumes e miúdos para assar por 1 hora junto com o peru. Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno e, com cuidado, retire o pano da ave. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

 

No Comments Yet.

Leave a comment